Por que optar pela Estaca Hélice Contínua Monitorada?

Por que optar pela Estaca Hélice Contínua Monitorada?

A Estaca Hélice Contínua Monitorada é uma modalidade de fundação que chegou ao Brasil após o ano de 1987 e vem se tornando cada vez mais comum no território nacional, pelas suas inúmeras vantagens. Mas, antes de analisá-las, precisamos entender sobre a modalidade de estacas em Hélice Contínua Monitorada.

Figura 1 – Obra com Hélice Contínua Monitorada

A estaca do tipo Hélice Contínua é uma modalidade de fundação profunda executada de forma mecânica por um trado helicoidal contínuo com hélices soldadas ao entorno de tubo central vazado.

O equipamento perfura o solo no diâmetro determinado até a profundidade estipulada em projeto. Em seguida, o concreto é bombeado através do tubo central até a ponteira do trado. Simultaneamente, o operador da máquina extrai o trado juntamente com a remoção do solo e concretagem do fuste, formando o corpo da estaca.

Por fim, é colocada a armadura, de forma manual ou por meio do guincho – a depender do porte e peso da armação. Alguns equipamentos possuem guincho auxiliar e conseguem realizar o içamento das armações sem precisar locar um equipamento adicional.

Figura 2 – Equipamento Hélice Contínua Monitorada

 Todo esse processo descrito é monitorado por um computador de bordo, que entrega diversos dados e gráficos de análise que podem ser usados pela equipe de engenharia para verificar a qualidade do serviço entregue. É preciso analisar a velocidade de perfuração e retirada do trado, o volume de concreto de cada estaca, perfil estimado do fuste da estaca, entre outros itens.

Figura 3 – Gráficos de análise da Hélice Contínua Monitorada.

Por ser uma modalidade de fundação mecanizada monitorada, ela é muito mais segura e eficiente quando comparada com as fundações manuais, como os tubulões. Além disso, com o sistema de monitoramento é possível garantir uma execução correta e dentro dos parâmetros normativos.

Como a concretagem é simultânea a retirada do trado, o serviço acaba sendo mais rápido quando comparado com outras fundações, como o trado mecanizado e algumas modalidades de estacas cravadas. No entanto, é necessário prontidão no fornecimento de concreto na obra para atender a alta demanda das estacas.

            Principais Vantagens da Estaca Hélice Contínua Monitorada

  • É uma estaca escavada, que não provoca vibrações no terreno e vizinhança. Além disso, as perturbações sonoras são reduzidas em comparado com equipamentos como os Bate-Estacas.

  • Permite possibilidade de perfurações em diferentes diâmetros (de 30 a 120 cm).

  • Alguns equipamentos podem chegar até aos 35 metros de profundidade de perfuração.

  • As estacas possuem alta capacidade resistente de carga.

  • Possui alta produtividade comparada aos outros tipos de fundação, como: tubulões, trados mecanizados ou bate-estacas.

  • A presença de nível d’água no subsolo não é um limitador para execução dessa modalidade.

  • Perfuram camadas mais resistentes do solo.

            Principais Desvantagens da Estaca Hélice Contínua Monitorada

  • Necessita um terreno nivelado, porque o equipamento não consegue trabalhar inclinado.

  • O solo precisa ser compactado ou ter certa resistência para suportar o peso do equipamento.

  • Necessidade de fornecimento ininterrupto de concreto. Só é permitido perfurar se tiver concreto suficiente para preencher toda a estaca.

Podemos concluir, que a modalidade Hélice Contínua Monitorada trás diversas vantagens e benefícios que fazem a diferença na execução da obra. É importante entender esse tipo de fundação para estar no catálogo de projetos e ser uma opção de contratação para as suas obras. Aqui na Gontijo Fundações temos uma gama de equipamentos que atendem as mais variadas demandas, desde obras pequenas até obras industriais. Caso tenha interesse e queira saber mais entre em contato conosco pelo link.

Compartilhar